O IV Congresso Internacional de Fraseologia e o Paremiologia e o III Congresso Brasileiro de Fraseologia tiveram por missão congregar pesquisadores e especialistas das áreas de Fraseologia e Paremiologia; abordar as tendências nacionais e internacionais dos estudos fraseológicos e paremiológicos; promover o debate e troca de conhecimento nessas duas áreas de conhecimento; estimular o desenvolvimento da pesquisa desses dois campos de investigação; propiciar a divulgação do conhecimento produzido em torno dessas áreas no Brasil e no mundo e estimular a produção científica nacional e internacional nessas áreas do conhecimento. O aspecto mais positivo dos dois eventos foi poder reunir professores atuais na profissão, bem como especialistas renomados nos estudos fraseológicos e paremiológicos. A consequência mais visível disso foi a grande afluência de interessados na apresentação de minicursos e palestras.

 

           Embora a organização de um evento científico não se calcule na régua da quantidade, foi altamente positivo o número de inscrições efetuado para a participação nesses eventos.  Pode-se dizer que a programação cumpriu com sobra as exigências de qualidade de uma reunião científica, não apenas em função do brilhantismo dos convidados, mas também em função da qualidade dos trabalhos apresentados pelos participantes. A fecundidade desses dois eventos vem se consolidando como um dos fortes espaços privilegiados e importantes para a discussão sobre a Fraseologia e a Paremiologia em nível internacional. A obra que disponibilizamos abaixo é fruto desse encontro.

 

Claudia Zavaglia

Angélica Karim Garcia Simão

São José do Rio Preto/2017

HISTÓRICO do EVENTO

 

O I Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia, promovido pela Universidade de Santiago de Compostela, na Galiza (Espanha), em 2006, reuniu participantes de mais de trinta países diferentes e contou com importantes nomes desses  dois campos de atuação.  Essa primeira experiência, fruto da coloboração entre fraseólogos e paremiólogos, fomentou acentuadamente o desenvolvimento de pesquisas, além de promover o intercâmbio e a cooperação internacional entre diversos países, dentre eles o Brasil. Em sua segunda edição, realizada em 2011, na cidade de Brasília, capital do Brasil, o II Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia contou com a criação do I Congresso Brasileiro de Fraseologia. Organizados conjuntamente pelo Instituto de Letras e o Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução e o Programa de Pós-graduação em Lingüística Aplicada da Universidade de Brasília (UnB), o encontro abordou o tema Tendências atuais na pesquisa descritiva e aplicada em Fraseologia e Paremiologia, reafirmando a importância do evento inicial, realizado cinco anos antes na Espanha, além de ampliar o horizonte de discussões em torno de ambas as áreas de estudo e de pesquisa descritiva e aplicada realizadas em contextos diversos. A terceira edição do evento, III Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia e II Congresso Brasileiro de Fraseologia, realizada em 2013, na Universidade Ferderal do Ceará (UFC), Brasil, fomentou novamente amplo debate em torno do tema Desafios e Perspectivas das Pesquisas Fraseoparemiológicas contemporâneas. Promovido pelo Observatório das Ciências da Linguagem, pelo Departamento de Letras Vernáculas e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará, contou com a presença de centena de pesquisadores e propiciou novamente a troca de experiências entre os profissionais da área. Atualmente, em sua quarta edição internacional e terceira em contexto brasileiro, a ser realizada no Câmpus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto (São Paulo-Brasil), no período de 21 a 25 de março de 2016, o evento propõe o tema "Reflexões, tendências atuais e rumos dos estudos fraseoparemiológicos", e pretende manter a tradição inicial, reunindo pesquisadores e especialistas de ambas as áreas a fim de promover o debate e a discussão em torno do universo fraseoparemiológico, contemplando suas tendências teórico, descritivas e metodológicas, e estimulando a produção científica nacional e internacional nessas áreas do conhecimento.

 Dessa forma,  IV Congresso Internacional de Fraseologia e Paremiologia e III Congresso Brasileiro de Fraseologia têm por missão:

 

  • Congregar pesquisadores e especialistas das áreas de Fraseologia e Paremiologia;

  • Abordar as tendências nacionais e internacionais dos estudos fraseológicos e paremiológicos;

  • Promover o debate e troca de conhecimento nessas duas áreas de conhecimento;

  • Estimular o desenvolvimento da pesquisa desses dois campos de investigação;

  • Propiciar a divulgação do conhecimento produzido em torno dessas áreas no Brasil e no mundo.

 

Endereço:

Av. Cristóvão Colombo, 2265
São José do Rio Preto  - SP

CEP: 15054-000
 

congressofras@hotmail.com
Tel: 17 - 32212273/17 - 32212278
Fax: 17-32212280

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now